mae cansada
O 5 fevereiro 2018

Para você, mãe cansada.

*Texto feito por Adriano

Às vezes você não percebe o quanto realmente está cansada.

Você enrola o tempo, deixando passar.

Eu vejo você esquecer uma ou outra coisa, esquecer o que estava falando. Do que estava fazendo, das coisas simples e básicas.

Na verdade, o meu palpite é que, para a maioria de vocês, é que só quer alguém para perceber o quão cansadas vocês realmente estão.

As fases da maternidade têm diferentes sensações de estar cansada. São elas: Mental, Emocional e Físico.

Há tanta coisa sobre a vida que conscientemente você apenas quer puxar para cima o cobertor e cobrir a cabeça por mais uns 10 minutinhos.

Mas não, você não pode se dar este luxo, você se levanta, lava o rosto e recomeça novamente.

Você adoraria que existisse uma solução simples para todo este cansaço.

Sabe por que você está cansada? Porque simplesmente ama seus filhos e fará o que for preciso para fazer o que precisa ser feito. Mesmo quando estiver exausta. Como agora.

Eu não acho que exista uma regra a ser seguida para não estar cansada enquanto é mãe. Não existe uma cura mágica, um comprimido – bom, existe o ato de dormir – mas como todos sabemos – o sono é curto por pelo menos uns bons anos de suas vidas.

Então, em vez de tentar corrigir este cansaço, tem que aceitá-lo e fazer diferente, fazer o seu melhor.

Nada da loucura de se buscar a perfeição. Mas apenas o seu melhor. Existem diferentes níveis de sentimentos de dar o seu melhor e, saiba de uma coisa: Nunca, deve ser comparado à outras mães. Nunca, ok?!. As crianças são diferentes. Tem personalidades diferentes. Hábitos diferentes. Cada uma no seu próprio ritmo.

Me lembro quando você perdeu a hora naquele dia. O alarme disparou e você nem percebeu. Mas você conseguiu. Mesmo cansada, levantou, lavou o rosto e fez o que tinha de fazer.

Você se levantou. Tirou todas as filhas de suas camas, trocou as fraldas, tirou os pijamas delas e dobrou. Arrumou as camas, preparou o leite. Você trabalhou duro.

Todos aqueles outros momentos em que você pensou que não ia conseguir, mas você fez.

Há tantos de vocês que trabalham, trabalham e trabalham e ao final do dia se sentem acabadas. E nesta hora vocês percebem que as crianças não se importam com isto.

Eu sei que deve ser muito difícil aceitar esta informação.

Aliás, eu tenho certeza do quão cansativo deve ser.

Então, com tudo isso eu quero dizer uma palavra.

Obrigado. Isso mesmo. Apenas esta palavra:

Obrigado por ser a melhor mãe que você pode ser. Mesmo se sentindo a pior das mães e, as vezes, apenas se sentindo irritada ou se sentindo dona da situação. Mas acima de tudo, obrigado por todas as vezes que continuou mesmo quando você estava cansada.

E, afinal qual poderia ser a cura para todo este cansaço? Eu acredito que seja quando começamos a reconhecer o muito que importa, mesmo estando exausta. E que a cura para não estar cansada na maternidade não é “quando as crianças crescerem”.

Então, saiba disto: Ser mãe significa estar cansada. Isso é normal. E está tudo bem. Basta fazer o seu melhor.

Obrigado, mães cansadas.

*Adriano, marido da Lorie, pai de 5 filhos, Felipe e André e também das trigêmeas, Nicole, Sofia e Julia, tem uma linda vira lata, a Gaya e criou o Blog Pai de Cinco, que oferece conteúdo exclusivo do universo infantil.

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *