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O 2 junho 2017

O que devo incluir na lancheira do meu filho?

Seu filho vai para a escola e você não sabe o que colocar na lancheira dele? Hoje vou dar receitas práticas para as mães que gostam de preparam a maior parte da alimentação em casa!

Lembrando que a composição da lancheira vem da seguinte maneira:

– Fruta: 1 ou 2 opções;
– Complemento elaborado: pão com queijo, torradinha com pastas veganas tipo homus, bolinhos nutritivos de vegetais, iogurte com cereais integrais sem açúcar.

Agora, para você, mãe, que ama cozinhar, quer fazer isso e encaixou na rotina, vamos para algumas receitas espertas para incluir no lanche do pequeno. São opções diferentes, incluindo ingredientes que ainda não são comuns no lanche! Bolos e pães, conhecemos bem, certo?

Mas e opções com menos farinha e mais proteínas vegetais? Vamos inovar com praticidade?

Bolinhos alternativos para serem servidos com coalhada, pastinha de feijão ou maionese de tofu!

FALAFEL
Rende 4 porções (12 bolinhas)
– 2 xícaras de chá de grão de bico deixados de molho de um dia para o outro
– sumo de 1 limão
– 2 dentes de alho picados
– 1 maço de hortelã
– 1 punhado de salsinha
– 1 punhado de cebolinha
– pitada de coentro
– pitada de páprica picante
– ½ xicara de chá de azeite
– pitada de sal

MODO DE PREPARO
Leve tudo ao processador. Quando virar uma pasta, com ajuda de uma colher, faça 12 bolinhas. Leve para assar

HAMBURGUER DE ERVILHA
Rende 4 porções
– 2 colheres de sopa de espinafre cozido
– ½ cebola pequena
– 1 cenoura
– 2 xícaras de chá de ervilha cozida
– 3 colheres de sopa de coentro
– pitada de curry
– suco de 1 limão
– 1 colher de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de tahine
– 4 colheres de sopa de farinha de linhaça
– Linhaça para empanar (ou aveia ou gergelim )

MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes no processador exceto a farinha de linhaça e a linhaça em grãos.
Separadamente, junte a farinha. Faça bolinhas, achate e passe nas sementes para emanar. Leve para grelhar ou assar.

HAMBURGUER DE FEIJÃO
Rende 6 porções
– 2 xícaras de feijão carioca cozido
– 3 colheres de sopa de azeite
– ½ cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 1 colher de café de sal
– sumo de 1 limão
– 3 colheres de sopa de coentro picado ou salsinha
– pitada de cominho e pimenta do reino
– 3 colheres de sopa de linhaça
– 3 colheres de sopa de farinha de linhaça

MODO DE PREPARO
Amasse o feijão com um garfo ou bata no processador com 1 colher de sopa de azeite.

Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite. Adicione o feijão, misture bem. Junte os demais ingredientes exceto a linhaça. Separadamente, junte a linhaça com o restante de azeite e misture a massa. Desligue o fogo. Quando amornar, junte a farinha de linhaça, faça bolinhas e achate. Leve para o forno ou frigideira anti-aderente.

Patês sem leite para acompanhar pão, torrada, bolacha de arroz, palitinhos de batata assada, palitos de cenoura etc.

HOMUS
Rende 12 porções
– 1 caixa de grão de bico em conserva escorrido ou 1 copo de grão de bico cozido
– 1 limão espremido
– 1 dente de alho
– pitada de cominho
– pitada de pimenta
– 3 colheres de sopa de Tahine
– 1 xícara de café de água filtrada

MODO DE PREPARO
Junte tudo no mixer ou processador e bata bem.

HOMUS DE ABÓBORA E FEIJÃO BRANCO
Rende 12 porções
– 1 xícara de chá de abóbora cabotian assada com azeite, sal e alho
– 1 caixinha ou 1 xícara de feijão branco cozido ou 1 caixinha de feijão branco pronto
– 2 colheres de sopa de tahine
– Sumo de meio limão
– Pitada de açafrão, pimenta e sal
– 1 dente de alho pequeno picado

MODO DE PREPARO
Bata tudo no mixer ou processador.

HOMUS DE BETERRABA
Rende 12 porções
– 1 caixa de grão de bico em conserva escorrido ou 1 copo de grão de bico cozio
– 1 dente de alho
– pitada de pimenta
– 2 colheres de sopa de Tahine
– 1 xícara de café de água filtrada
– 1 beterraba ralada

MODO DE PREPARO
Junte tudo no mixer ou processador e bata bem.

Bom apetite!

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