a importancia do brincar
O 15 março 2018

A importância do brincar para o desenvolvimento infantil

* Por Pedagoga Thiala Amaral

O brincar é essencial para o desenvolvimento global das crianças, quer seja livre ou dirigido. Nas brincadeiras as crianças representam papéis do cotidiano, aprendem juntos, lidam com as diferenças, trabalham as frustrações e os medos. A brincadeira também é imprescindível no processo de aprendizagem das crianças. Através da ludicidade as crianças encontram prazer e satisfação em realizar as atividades propostas, que podem ser desenvolvidas através de projetos pedagógicos que partam do interesse comum do grupo. Brincar é algo tão sério como respirar!

Brincar é uma atividade paradoxal: livre, imprevisível e espontânea, porém, ao mesmo tempo, regulamentada; meio de superação da infância, assim como modo de constituição da infância; maneira de apropriação do mundo de forma ativa e direta, mas também através da representação, ou seja, da fantasia e da linguagem (Wajskop, 1995).

Para Lino de Macedo, é pelo símbolo, pelo faz de conta, como uma de suas expressões, que podemos reunir ou imagina as coisas no irrealizável de sua plenitude. O faz de conta possibilita-nos desfrutar uma presença e concede-nos a ilusão da permanência de alguma coisa, por si mesma sempre passageira, eventual e incompleta.

* Thiala Amaral ABPp – CE 2015/1034, pedagoga, especialista em psicopedagogia e docente do ensino superior. Há 17 anos dedica-se à Educação e tem como missão: Inspirar e transformar vidas! Luta por uma educação libertadora! Atende crianças, adolescentes e adultos, buscando proporcionar a cada um, uma vida melhor! Acompanhe o trabalho da Thiala, acesse seu Facebook e Instagram e para contato, email: psicopedagogathiala@gmail.com

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

1 pensamento em “A importância do brincar para o desenvolvimento infantil”

  1. Elisangela disse:

    Como sempre um ótimo artigo escrito por uma excelente profissional!! Parabéns Thiala!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *