dicas para pais de meninas
O 13 março 2018

Dicas para pais de meninas

*Por Adriano

Eu tive a maravilhosa bênção de ser pai de 3 lindas meninas. Desde a primeira vez que olhei os seus minúsculos recém nascidos rostos eu sabia que ia ser tudo natural para mim.

Passado dois anos cada vez amo mais ser pai de meninas. Não sei se sou o cara certo para dar conselhos, mas como eu adoro dar conselhos, seguem alguns para futuros pais de meninas:

 

Não tenha medo de limpeza

Quando você tem uma bebê, você vai encontrar várias dobras, cantos e recantos. E todos eles devem estar bem limpo. Então, chegue nessas dobras e limpe bem. É, muito importante, sempre limpe da frente para trás para evitar a transferência de coco. (Isto é sério, tem que ser feito desta forma!).

 

Acostume-se a usar a palavra vagina

Se você tiver mais de uma menina, você precisa estar confortável com estas palavras. Em breve teremos o treinamento de como usar a privada para as necessidades. E teremos de explicar a importância de sempre se limparem corretamente. Usando termos ou eufemismos vagos para o que elas têm de limpar não é o certo. Talvez você prefira algo tão bonito como “flor” ou algo similar. Veja: Se sempre estamos falando às crianças os termos e palavras corretas para serem ditas, por que não falamos abertamente sobre seus corpos? Elas  com certeza ficarão mais propensas a falar sobre algo que está sendo desconfortável com elas.

 

Você precisa aprender a arrumar e pentear o cabelo

Algumas meninas dizem ok se você apenas passar uma escova. Outras, querem rabos de cavalo e tranças elaboradas ou fivelas. Ou seja, será muito mais fácil para todos (e evitará um monte de lágrimas) se você aprender como fazer os penteados que elas querem. Tenha aulas com sua esposa, babá ou o quem for. Veja vídeos. No começo não parece fácil mas sim, você irá dominar a arte rapidamente!

 

Vista-a como um bebê, cante para ela, leia histórias com todas as vozes possíveis

Mostre para as suas filhas o seu lado sensível.  Isto fará uma grande diferença quando elas crescerem.

 

Ser uma garota vai significar o que quer que sua filha seja

Se em um momento elas amam coisas rosinhas e bonecas e no outro, sai empurrando carrinhos ou chutando bolas, e logo na sequência querem ser princesas de novo, deixe. Não desestimule, falando que” isso é coisa de meninos” Tudo isso muda diariamente e passa! Deixe elas brincarem da forma e como quiserem. Então, se você acha que sua vida vai ser tudo “coisas de menininhas’, não vai ser. Suas filhas irão determinar por si mesmos o que ser uma menina é para elas. E você vai se sentir tão orgulhoso como um pavão, não importa o motivo.

 

Elas estão aprendendo sobre meninos (e homens) através de você

As crianças são pequenas esponjas. As coisas que você diz, a maneira como você trata a mãe delas, a maneira de como você  fala sobre corpos. Elas levam tudo para dentro. Tenha cuidado com o que você diz ao seu redor. Seu relacionamento estará ajudando elas a aprender, criar e cuidar de um relacionamento amoroso com um macho.

 

Não posso fazer isso com ela por que não é um menino e sim uma menina

De novo? Que pura bobagem!!!! As minhas filhas gostam de brincar de bola, adoram correr para cima e para baixo nos corredores Elas se jogam na sujeira do parque. Eles lutam. Ao mesmo tempo, eu estou aprendendo a amar os filmes de princesa (ainda sem sucesso, mas estou me esforçando!), fazer artesanato com glitter e brilhos e pinturas.

 

Resumindo, a relação pai/filha que você está prestes a embarcar é muito especial. Aproveite tudo!

 

*Adriano, marido da Lorie, pai de 5 filhos, Felipe e André e também das trigêmeas, Nicole, Sofia e Julia, tem uma linda vira lata, a Gaya e criou o Blog Pai de Cinco, que oferece conteúdo exclusivo do universo infantil.

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *