conversar com seu filho
O 12 março 2018

Conversar com filhos

*Por Adriano

Quando falamos de relacionamento com nossos filhos, nada é mais valioso do que saber em como conversar com eles.

Eles crescem e aumentam suas dúvidas, questões e desafios, coisas que talvez você nunca sonhou que eles passariam (ou que já estão passando e você fica perdido em como lidar).

Nesta hora, comunicação é tudo! Assim, nada é melhor do que abrir este canal, fazendo as perguntas certas.

Assim, seguem algumas que costumo usar e dão certo (lembre-se, cada filho é único, não significa que se as vezes deu certo para mim vá dar certo para você, mas descrevo de uma forma para te mostrar que, com simples perguntas abrimos muitas portas de comunicação:

Qual foi o seu maior desafio de hoje?

Quando se trata de problemas, as crianças preferem falar “não sei” sobre si mesmo. Abra as portas de comunicação, pedindo-lhes especificamente o que foi difícil sobre o seu dia.

Alguém fez algo de bom para você?

Em uma era que tudo é tão direito, as vezes pequenas apreciações são facilmente perdidas. Ajude seu filho a encontrá-las.

E você, fez algo de bom para alguém?

Sempre com foco em boas ações dos seus filhos, você irá ajudá-lo a compreender a importância de ajudar aos outros.

Qual foi a melhor coisa que te aconteceu hoje?

Se ele foi bem na prova, se descobriu uma nova fase daquele jogo chato (para você), não interessa, mostre interesse em saber qual foi a melhor parte do seu dia. Muitas conversas positivas saem depois desta pergunta.

O que te fez rir hoje?

Tem uma criança que adora um trocadilho? Incentive ele a contar. Bom senso de humor é muito valioso para as crianças (e para nós)!

Que livro você está lendo? Conte um pouco dele para mim.

Se você tem um filho que é um leitor ávido, nada mais certo que incentivá-lo a continuar. Deixe ele contar do livro, veja o tema, se interesse, pergunte com curiosidade e interesse. Ele vai amar!

Com quem  você vai na festa?

Você conhece o seu filho, mas você sabe quem são os amigos dele?  Com quem ele está gastando seu tempo é tão importante como a forma de como ele está gastando seu tempo.

Com quem você falou hoje no WhatsApp?

Veja, não estou aqui controlando mas até uma certa idade monitorar o uso do telefone de seu filho é sua responsabilidade. Pesquisas já falaram que muitas crianças confessaram que estão trocando informações sobre sexos como adolescentes, o que significa que temos mais razões do que nunca para acompanhar de perto esses movimentos.

Qual é o seu professor favorito? ou Qual professor que você não gosta?

Se seu filho está odiando uma determinada classe ou professor, escute o que ele tem  a dizer sobre isto e fica mais fácil para você poder ajudá-lo a identificar o problema e buscar a solução.

Quais são as regras na escola que você odeia?

Odiar regras são parte de ser uma criança, então deixe o seu filho saber que é OK para confiar em você.

O que você comeu hoje?

Não tem certeza de onde o dinheiro almoço está indo? Com a obesidade infantil em alta, é hora de descobrir.

Qual é a coisa mais moderna de sua escola agora?

Você se sente como se estivesse vivendo em um planeta diferente do seu filho? Descubra o território dele e faça parte!

O que você mudaria do dia de hoje?

Todo dia é um novo começo. Se algo fez o seu filho ficar ansioso, ou triste, é hora de agir. Lembre-se, você não será capaz de ajudar o seu filho se você não saber o que está incomodando ele.

Você viu alguma coisa legal online?

A Internet é repleta de fascinante, hilárias e perigosas informações. Motive os seus filhos para falarem sobre tudo isso.

Existem outras diversas perguntas que podemos fazer, mas como podemos ver, são questões simples e diretas, sendo que o foco é a confiança, a interação com os seus filhos.

Se a frase “como foi seu dia?” já não é mais suficiente para conseguir os seus filhos a falar, talvez seja hora de mudar a conversa!

E você? O que usa para começar e estimular uma conversa?

*Adriano, marido da Lorie, pai de 5 filhos, Felipe e André e também das trigêmeas, Nicole, Sofia e Julia, tem uma linda vira lata, a Gaya e criou o Blog Pai de Cinco, que oferece conteúdo exclusivo do universo infantil.

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *