como estimular a leitura em criancas de 0 a 2 anos
O 20 março 2018

Como estimular a leitura em crianças de 0 a 2 anos de idade?

*Por Psicopedagoga Ingrid

É possível estimular a leitura tão cedo? É sim! É fundamental estimular e possibilitar o contato com livros desde cedo.

A criança pequena pode manusear o livro, brincar e tocar. No início é normal que não prestem muita atenção na história, e queiram só passar as páginas. Mas oferecer esse contato é essencial.

Hoje existem uma infinidade de livros para os mais pequenininhos como livros de tecido, sonoros, com texturas diferentes e bem coloridos.

Você pode apresentar uma história também por meio de fantoches e ainda inserir a historinha em uma música (a música também é um gênero literário). Teatro com marionetes, dedoches, objetos, contação de histórias, são ótimos recursos para estimular também, não precisa só o livro! Deve-se estimular o prazer de ouvir essas histórias.

Deixem esses livros organizados em um local de fácil acesso para que quando tenham interesse possam ser manuseados.

Você pode também fazer leitura de imagens, isso também faz parte, pois mostra a importância da leitura para compreensão do mundo. Você pode estimular fazendo leitura de outdoors, placas, receitas, imagens em revistas e outros formatos.

Leia para os bebês também, inclusive quando estiver na barriga da mamãe. Eles conseguem sentir o som e ouvir a voz da mãe. Mesmo a criança sendo pequena descreva o que vê “Olha, o macaco!” “Cadê o macaco? Sumiu! Achou!”… Vire as páginas de acordo com o interesse do bebê.

Quando estiver lendo usar diferentes vozes, faça perguntas, incentive o som dos animais, e sorria quando ela falar ou apontar algo. Leia a mesma história sempre (eles não se cansam), ir acrescentando palavras novas para descrever algo (auau, cachorro, cachorro grande/pequeno…).

Espero que tenham gostado! Tem alguma pergunta?

* Ingrid Raposo, Pedagoga | Psicopedagoga Clínica | Prof. Ed. Infantil Esp. em Ed. Especial, Arte Educação e Arteterapia Avaliação, terapia, oficinas e palestras. Acompanhe o trabalho da Ingrid, acesse seu Instagram e para contato, email: ingridrodriguesraposo@gmail.com

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *