estimular a leitura nos filhos
O 7 março 2018

Como estimular e ler para seu filho

*Por Adriano

Se tem uma coisa que amo e amo mesmo é ler para os meus filhos. Pegar um livro, sentir sua textura e cheiro faz parte de um ritual meu que já vejo meus filhos repetindo e com prazer. Hoje eles estão maiores e adoram escolher novos livros para lerem e, por incrível que pareça, ainda me pedem para ler!

É sabido que a leitura junto com o filho fortalece o vínculo e faz a imaginação voar solta. Os primeiros anos na escola serão quando seu filho vai aprender os sons e formatos das letras para a leitura dos livros sozinhos. Mas não basta deixar tudo com a escola, você pode fazer a sua parte!

Alguns amigos, me vendo ler para meus filhos, perguntaram como que consigo fazer as crianças ficarem paradas e prestando atenção…  Assim, decidi escrever algumas dicas para que este momento seja prazeroso para todos!

Quando ler?

Não adianta decidir de supetão parar tudo e começar a ler, achando que irá atrair a atenção de todos. Se as crianças estiverem focadas em seus brinquedos ou atividades, esta é uma hora errada. Eu tenho um hábito de ler antes de dormir, e dia após dia, meus filhos passaram, ao irem para a cama, a pedir pelos livros. Assim, crie este hábito de horário para ler.

Que livro ler?

Para os mais velhos, antigamente eu pegava um livro na estante e começava a ler. Vi que não dava certo. Assim, mudei a estratégia, pedia para que eles escolhessem o livro para ler. Isto funcionou (e muito!) Eles ficam com mais vontade de acompanhar após terem tomado esta “importante decisão”!

Para as minhas trigêmeas, pego livros específicos de bebês, com figuras coloridas (aliás, por que elas amam comer os livros?).

Como envolver?

Conforme a idade da criança, use e abuse dos artifícios. É criança bem pequena? A história não será compreendida, mas os sons, caretas e gestos superlativos sim e farão toda a diferença. Deixe os bebês tocarem os livros, aponte as figuras, eles amam!

São maiorzinhos e já entendem o texto? Faça vozes diferentes, para o “vilão’ coloque uma voz diferente do usual, quando ver que virá uma pergunta ou exclamação, faça a entoação certa para manter a curiosidade do que vem…

Você pode ajudar a criança a ter o foco nas letras e palavras fazendo algumas pausas na leitura e perguntando de forma envolvente (sempre durante momentos apropriados da história), veja alguns exemplos:

– “O que você acha que acontece a seguir?”

– “O que você acha que a (personagem) deve fazer?”

– “Você acha que ele deveria ir dormir já?”

Ao parar periodicamente (sem interromper a história), e perguntar o que está achando daquelas palavras, você está ajudando o seu filho a ter foco, impulso, controle e interação. A sugestão para este tipo de atividades de lazer e leitura é entre 3 a 4 anos.

Importante, ao ler, não leia como se fosse um discurso para um cliente, varie o ritmo, aumentando quando é um momento tenso ou abrandando quando for mais calmo.

Seguem algumas outras dicas para serem usadas no dia a dia de como incentivar a ler e aprenderem a reconhecer palavras.

Seja um modelo de leitor

Como? Leia! Seja revista, livro, jornal, mail, o que for, desde que tenham palavras. Você tem que mostrar ao seu filho que a leitura e alfabetização são partes da vida cotidiana em sua casa. Ou seja, simplesmente observando você lendo um jornal irá ensinar seu filho a importância da coleta de informações!

Obs: Não vai ajudar se você ficar lendo as contas de celular, energia e do cartão e crédito na frente dele! (Sugestão: Para todas as idades).

Durante o passeio de carro

As crianças são incríveis reconhecendo e recordando as formas e logos, assim, já sabe a brincadeira né?

– “Que letra é aquela da lanchonete que está em amarelo sob o fundo vermelho?

– “O que significa este logo?”(Não, este não é um post patrocinado por uma rede de lanchonete, ok?  (Idade: 2-3 anos)

Brincadeiras lúdicas de escrever

O seu filho não tem que estar pronto para o lápis para começar a aprender suas letras. Tente espalhar, por exemplo, farinha de qualquer alimento em uma assadeira e mostre-lhes como formar letras na mesma com o dedo. Ou fazer massinhas, moldando as letras… Ou quem sabe ajudar a cortar letras grandes de uma revista e colá-los em um pedaço de papel. Este tipo de material é ainda mais eficaz porque as habilidades motoras também entram na brincadeira do aprendizado!  (Idade sugerida a partir de 2 anos).

Chega de ler e vamos dormir!

Uma super dica que aprendi em como um livro ajuda a dormir: (eu sei, é truque sujo, mas funciona! Ao ler, intencionalmente boceje! Isto mesmo, o bocejo é contagiante e aos poucos os filhos estarão embalados em seus sonhos!).

Bom, tudo isso não significa que seu filho será um leitor precoce, pois veja, existem uma série de fatores, mas com certeza fazendo a sua parte você irá ajudar e muito na compreensão e domínio das palavras!

E o mais importante de tudo

Faça a leitura com gosto e vontade, se envolva e se divirta com o texto e verá os seus filhos sentirem o seu prazer pela leitura irão querer mais e mais!

Boas leituras!

E você, o que faz de diferente para estimular seus filhos Conte para a gente!

*Adriano, marido da Lorie, pai de 5 filhos, Felipe e André e também das trigêmeas, Nicole, Sofia e Julia, tem uma linda vira lata, a Gaya e criou o Blog Pai de Cinco, que oferece conteúdo exclusivo do universo infantil.

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *