educar filhos para a sociedade
O 12 março 2018

Como educar seu filho para se comportar em sociedade

*Por Fabiany Lima

Imagine um mundo onde ninguém fosse capaz de aguardar sua vez na fila, ter cuidado com os mais velhos e respeitar o próximo de uma maneira geral. Um lugar onde todos só pensariam em si e não se importassem com o outro. Certamente essa sociedade seria um caos e entraria em colapso, certo?

Muitas vezes pensamos que esses valores cidadãos nascem com o ser humano. Porém, não é bem assim que funciona: precisamos ensinar nossos filhos a importância de ações que permitam o bom convívio em sociedade.

Essa educação deve ser iniciada o quanto antes. A formação desses valores começa desde o nascimento e vai até os 6 anos. É durante esse período que os pequenos formam toda sua base de aprendizagem e começam a moldar o caráter ao identificar o que é certo ou errado. Portanto, é nesse período que os pais precisam ser mais assertivos ao passar ideias de cidadania.

Talvez o fator que mais pese nessa educação seja o exemplo. Crianças pequenas aprendem por observação. Por exemplo, se elas virem que seus pais jogam lixo na rua, elas não só vão repetir essa atitude, como terão dificuldade para entender porque precisam cumprir regras quando ninguém está vendo. Portanto, é essencial que os pais sejam exemplo dentro de casa.

Mas é importante mostrar também que esses são valores universais, que não se restringem ao ambiente familiar. Para que os filhos adotem ações generosas em relação ao mundo, é preciso que eles vejam que não são apenas os pais que agem de determinada maneira, mas todas as pessoas daquele meio social, o que deixa claro que todo mundo deve fazer sua parte para um bom convívio.

Outra forma interessante de ensinar esses valores na prática é envolver a criança em algum projeto social. De preferência um mutirão ou algo em que ela coloque a mão na massa e entenda claramente como está ajudando o próximo. Atitudes como essa estimulam o sentimento de altruísmo e empatia na criança.

Ainda que os pais sejam os grandes responsáveis pela construção de valores de seus filhos, a escola também tem o papel de ajudar nessa formação. Portanto, é importante verificar se o colégio do seu filho tem a preocupação de formar bons cidadãos e quais projetos existem em relação a esse tema.

Por fim, lembre-se que o diálogo é importantíssimo na educação das crianças. Converse com seu filho sobre o que é certo ou errado, explique a importância de pequenas atitudes para o bom convívio em sociedade e ouça o que ele tem a dizer sobre o assunto. Respeite a criança e não tente passar esses conceitos na base da “obrigação”. É preciso que ela realmente internalize e assimile essas ideias.

Para vivermos em um mundo melhor, é fundamental que todos colaborem e façam sua parte. Isso inclui seu filho e, portanto, você deve se preocupar em passar valores cidadãos a ele. A verdade é que essa não deve ser uma tarefa difícil se você tiver paciência, for um exemplo dentro de casa e guiá-lo nessa educação.

*Fabiany Lima é mãe de Gêmeas, escritora de livros infantis e criou o aplicativo Timokids, que oferece livros e jogos socioeducativos com ilustrações em 3D narrados e legendados em 4 idiomas e que estimula a interação da família.

Acesse grátis nossos jogos e histórias e ensine seu pequeno brincando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *