blog1
O 3 novembro 2015

A Importância da conservação dos alimentos

Quem tem crianças sabe, melhor que ninguém que todo cuidado é pouco. Não podemos deixar nada passar que o pequeno fica doentinho, e isso é muito ruim! Ninguém gosta de ver os pequenos mal. Pensando nisso, separamos algumas dicas para que as mamães possam ficar tranquilas enquanto preparam os alimentos corretamente deixando seus pequenos livres de qualquer inconveniente.

Até os seis meses de vida, os pequenos precisam somente do leite materno, pois contém tudo o que a criança precisa nessa fase. Ao completar seis meses, introduza devagar outros alimentos, como papa de frutas ou de vegetais e carne, sempre em consistência de purê. Se quiser manter o leite materno pode, pois ele continua a alimentar a criança e a protege-la contra doenças. Acima dessa idade, a alimentação deve ser parecida com a dos pais, em menores quantidades, nos horários estipulados para a família, onde se reúnem para fazer uma refeição.

Evite açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinho e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Também utilizar o sal com moderação. Já foi comprovado que a criança nasce com preferência para o sabor doce, portanto a adição de açúcar é desnecessária e deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida. Essa atitude vai fazer com que a criança não se desinteresse pelos cereais, verduras e legumes, aprendendo a distinguir outros sabores.

Também, os cuidados com a higiene e manipulação dos alimentos são muito importantes. Um alimento bem conservado evita a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo dos alimentos. As maiores causas de contaminação vêm da falta de higiene e exposição de alimentos preparados ao ar livre.

E não adianta só lavar as verduras, frutas e legumes, pois as bactérias não somem completamente. Gastar um tempinho a mais na limpeza dos vegetais pode livrar você e sua família de sofrer com esse mal-estar. As principais vítimas das bactérias são crianças menores de cinco anos, idosos com mais de 60 e mulheres grávidas.

Todo o cuidado começa na hora da compra dos alimentos. Se você gosta de ir à feira livre, observe a qualidade dos produtos. Nunca compre se estiverem amassados, pois isso abre espaço para alguns tipos de bactérias. Nos supermercados, cuidado com a validade dos alimentos e evite compra-los já picados, pois se forem cortados sem a higienização da casca, a polpa pode ser contaminada também.

As verduras devem ser bem lavas e esfregadas com as mãos, para remover qualquer resto de terra. Remova as partes onde estiverem machucadas. É recomendável que as deixe mergulhadas em alguma solução desinfetante (pode ser uma mistura de vinagre e água) por dez minutos. Depois enxague e consuma.

Para os legumes e frutas, o procedimento é o mesmo. Se for ingerir com a casca, o ideal é lavar bem e com uma esponja dar uma esfregada, para remover todo o resto de agrotóxicos que podem conter na casca do seu alimento.

Pensando nisso, o Timokids tem uma historinha para ensinar ao seu pequeno como é importante lavar tudo o que ele come! Conheça a historinha “Conservação dos alimentos” e garanta saúde em toda sua família.

Baixe o Timokids Grátis em seu celular e tablet:

http://timokids.com.br/ios.html

http://timokids.com.br/android.html

http://timokids.com.br/windowsphone.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *